Powered by Blogger.
RSS

Nunca o Mogadouro viu tanta gente num dia só!

As minhas origens paternas estão no concelho de Oleiros. O meu pai nasceu numa terra chamada Mougueiras de Cima, numa casa de pedra com 2 divisões - o quarto e a cozinha. Era a terra do meu avô paterno, onde os meus avós decidiram ir viver. A minha avó paterna tinha nascido ali bem pertinho, a uns 3 km a pé para quem conhecia os trilhos pelo meio dos pinheiros, numa terra chamada Mogadouro. A tia Adelaide, irmã da minha avó, disse-me ontem que quando ela era mais nova o Mogadouro chegou a ter 50-60 habitantes! Hoje em dia tem apenas uma habitante, e só no verão, que "os invernos já custam muito por causa do frio".

Por iniciativa duns primos do meu pai, ontem realizou-se o Primeiro Encontro de Nascidos e Descendentes de Nascidos no Mogadouro. Lançou-se o convite no facebook, e por telefone a palavra espalhou-se até aos ouvidos da tia Emília, que já tem 98 anos e provavelmente nunca ouviu falar desta rede social, mas que não se atreveu a faltar a tamanho evento.

E foi assim que o Mogadouro, terriola de uma habitante apenas, se encheu com 150 pessoas. Estenderam-se toldos entre as árvores para fabricar sombra, puseram-se tábuas em cima de cavaletes para fabricar mesas, e acenderam-se os fogareiros. Houve churrasco, houve filhóses e claro, pinga também não faltou. O João até levou a sua concertina e pôs a malta a dançar!

Adorei!

Para o ano, quero mais! A comissão organizadora do Segundo Encontro de Nascidos e Descendentes de Nascidos no Mogadouro já está nomeada. E foi assim que o Mogadouro, terra condenada a morrer, renasceu! E no processo iniciou uma tradição durante muitos anos que ainda estão por vir. =)


Mogadouro Ontem

Mogadouro Hoje

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comments:

Henrique said...

Foi uma grande festa. Este ano esperemos que seja igual ou ainda melhor. A T'Emilia lá estará novamente até porque a festa vai ser na frente da sua casa.

Ana said...

Henrique... por acaso não eras tu o pianista do Mogadouro?! =)