Powered by Blogger.
RSS

O 5 de Outubro

Mais do que celebrar a república, hoje apetece-me celebrar Portugal.


Feriado errado, bem sei... devia guardar estas minhas vontades para o 10 de Junho, mas paremos um bocadito neste ponto. O 10 de Junho celebra (ou antes, relembra) o falecimento de Camões. Bem vistas as coisas, talvez celebrar Portugal seja realmente algo a ser feito na data de hoje, pois em 1143 - há precisamente 867 anos - assinou-se o tratado de Zamora, o grande marco da independência de Portugal.

Coincidentemente, precisamente 767 anos depois dessa data, o povo revolucionou-se contra a monarquia, e decidiu implantar a República - que, diga-se também a título de curiosidade, estava marcado para ser a 04 de Outubro... mas houve uma série de contratempos que obrigaram ao adiamento do resultado final para um dia depois da data prevista.

E hoje, enquanto todo um país anda a celebrar (ou a reclamar) o Dia da Implantação da República, apetece-me antes ser do contra, e celebrar (não reclamar) o nosso tão querido Portugal.

Este pedacito de terra à beira mar plantado já foi grande, já foi pequeno, já viveu dias estáveis, já viveu (e vive de momento) dias instáveis, já foi terra de conquistadores, já foi terra conquistada... enfim, já tanta coisa aconteceu que um tratado que se proponha a contar decentemente a história de Portugal dificilmente será mais pequeno que um grande calhamação maçudo com letras pequenas, suficiente para dissuadir pessoas que, como eu, até gostavam de conhecer um pouco melhor a história do seu país, mas "é pá, não há pachorra para aqueles livros".

No entanto, equanto todos reclamam subidas de impostos, diminuições salariais, instabilidade governamental, crises, contas que não batem certo, primeiros ministros narigudos de tanta mentira contada, etc etc e tal (eu incluída), hoje decidi fazer uma pausa disso tudo.

Decidi olhar para o lado positivo, que com tanta frequência temos tendência a esquecer.

Caramba. Vivemos em Portugal, somos Portugueses! Temos um país desenvolvido. Vivemos banhados por praia, com montanhas e neve num interior que se encontra tão perto. Temos ilhas, temos continente, e, segundo o The Economist Intelligence Unit, temos qualidade de vida (somos o 19º país no mundo com melhor qualidade de vida a nível mundial).

Temos até feriados que interrompem a chuva e fazem brilhar o sol!


Reclamar faz falta, mas às vezes também é preciso parar, e ver que nem tudo é mau.

Stop and smell the roses, como lá diz a malta do outro lado do Atlântico. :)


E viva Portugal !!

Sim, temos problemas...
mas ao menos andamos de pés calçados e podemos escrever o que nos vai na alma.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

Sandra said...

adoro as letras pequenas. tamos mal sim, mas pronto, podiamos tar BEM piores!