Powered by Blogger.
RSS

Como arruinar o dia a uma criança

Estou cansada. O dia foi difícil, e cheguei a casa com o cérebro feito em papa. Felizmente fui recebida por uma familia toda ela sorridente e muito feliz (o dia correu-lhes bem, portanto). Mas dizem que os miúdos sentem o cansaço dos pais, e por experiência digo que deve ser verdade. O nosso stress/cansaço/mal-estar-qualquer é sentido por eles, e por alguma razão que me transcende eles decidem virar diabretes nestas ocasiões (talvez para nos mostrar que toda e qualqer situação pode sempre ser pior ainda?)


A Margarida quis fazer xixi já depois de deitada. Táctica para retardar o adormecer já sobejamente conhecida. Eu permiti, cansada nem me dei ao trabalho de lhe fazer ver que ela tinha feito xixi há tão pouco tempo que não era possível ter vontade outra vez. Acontece que ela quis à força ir a uma casa de banho específica das 3 que existem cá em casa. Não haveria problema, não fosse pelo facto de estar ocupada. Sugeri que fosse a outra... e foi isto que despoletou uma birra como eu raramente vi até hoje cá em casa: Lágrimas, gritos, choro inconsolável, recusa em fazer xixi, atirar-se para o chão, tudo a que uma birra tem direito (as crianças de 4 anos têm um talento especial para o drama).

Cansada como estou, admito que não consegui gerir a coisa, e às tantas pus-me a gritar com a miúda, o que apenas fez escalar a birra. Lógico que isto acordou o Tuca, que depressa se juntou à choradeira. Fui tentar ajudar o rapaz, o que fez agravar ainda mais a birra da irmã. 

Resultado: meia hora depois, temos uma mãe com um peso enorme na consciência (já não bastava o cérebro em papa, agora essa papa aguenta com 20 quilos de culpa em cima), um bebé a dormir tranquilamente no berço (ouf! Adormeceu novamente!), e uma menina a soluçar na cama agarrada à boneca que a acompanha desde sempre e que já nem cabelos tem. 

Já contei até 10, já fui falar calmamente com ela, já tentei fazer as pazes, mas continua a soluçar porque ainda não lhe fiz a vontade de a deixar fazer xixi na sanita eleita (haja paciencia). Será teimosia da minha parte não a deixar usar a casa de banho, única e exclusivamente porque ela acabou de fazer uma grande birra? Estarei eu também a fazer uma birra? Ou isto encaixa nas "consequências" (e não castigos, note-se) que devemos aplicar aos miúdos quando se portam mal? E porque raio estou eu a preocupar-me com isto, quando tenho tantas outras coisas com que me preocupar?

... há que pensar positivo, ao menos a casa já está em silêncio outra vez....


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: