Powered by Blogger.
RSS

Filosofando

Ai, quem me dera voltar aos meus anos de estudante...! Aquelas férias de Verão já há muito perdidas, quase intermináveis, de quando se andava no ensino básico - para onde foram elas?

Giro giro é deparar-me com tamanhas saudades da vida de estudante quando:
1) Deixei de ser "estudante" oficial há menos de um mês;
2) Apesar de já não ser estudante oficial, acho que nunca tive tantos dias sequenciais de grande estudo.

Isto de já não ser estudante oficial deixa-me perplexa... afinal, sou agora algo indefinido. Deixei de ser estudante, mas ainda não trabalho, nem vou trabalhar tão cedo - ainda é preciso passar por dias sequenciais de grande estudo para que me deixem trabalhar. Posto isto, o que sou eu? Desempregada? Recém-formada à espera de emprego? Ou mera "gaja recém-licenciada - ah, perdão, recém-MESTRADA... - a cumprir um esquema educativo elaborado por alguém bem mais sábio, mas que ainda assim deixa muito a desejar" - sim, este último parece-me bem. À medida que vou aprendendo o que o Harry tão desesperadamente me tenta transmitir (muitas vezes sem sucesso), vou sendo invadida por aquela sensação inevitável do processo de estupidificação que se aproxima por estar tanto tempo sem fazer nada que preste (para além de enfiar quilos de sabedoria num cérebro que não chega a pesar 1500 gramas....) Enfim.

Pior são os reencontros com a malta:


Eles - "Parabéns! Já acabaste o curso! Sempre soube que eras capaz! Então, e agora para onde é que vais?"

Eu - "Bom, para já fico por casa... a estudar... sabes, vou ter um exame...."

Eles - "Exame?! Mas então não acabaste o curso?"

Eu - "Não, não... Nada disso! Já acabei o curso, este exame é para entrar na especialidade... só 
os médicos é que o podem fazer..."

Eles - "Ah, então e quando é que entras na especialidade?"

Eu - "Janeiro de 2009"

Eles - "E até lá?!"

Eu - "Bom... até lá estudo para o exame..."

Eles - "Mas quando é que é esse exame?!"

Eu - "20 de Novembro...."

Eles - "Xiiii! Isso ainda vem longe! Olha, vamos para a praia agora - vem connosco!"

Eu - "Pá, não posso... tenho de estudar..."

Eles - "Mas é SÓ EM NOVEMBRO, ANA! HEEELLOOOO...!!! Anda lá para a praia!"

Eu - "A sério, não posso... é um exame grande, ainda nem acabei cárdio, vou atrasada no estudo, tenho de recuperar... Pode ser que lá mais para o fim da semana...."

Eles - "Oh, és sempre a mesma coisa - quando estavas no curso tinhas exames, acabas o curso, tens exames... cá para mim isso é tudo desculpas!"

Eu - "Não são nada desculpas - afinal, nem eu sou doida o suficiente para preferir estudar o 
Harry a ir para a praia convosco!... Simplesmente... pá, tem mesmo de ser..."

Eles - "Pronto, ok ok... Vais tirar uma granda nota, vais ver! E depois, já sabes qual é a esppecialidade que queres?"

Eu - "Cada vez mais inclinada para clínica geral!" (grande sorriso aqui)

Eles - "Clínica geral?! ... Mas... Isso não era aquela que não era preciso grande nota no exame?!"

Eu - ".....sim.... mas....."

Eles - "VEM JÁ PARA A PRAIA CONNOSCO!!"

Eu - "Não levem a mal, a sério que não pode ser... Eu quero tirar 100% nisto, caramba. Orgulho pessoal, ou coisa que o valha! Mas quero mesmo ter boa nota nisto! Quanto mais não seja para ver se consigo, ou melhor ainda para não fechar portas antes do tempo... naaah, vão lá vocês, que eu vou para casa..."

Eles - "Tu é que sabes..."


E, no meio destas conversas, eu ponho-me muitas vezes a questionar esta minha estranha filosofia de vida... Se calhar fazia bem melhor figura a ir para a praia. Enfim... Daqui por uns anos arrependo-me... Hoje não - hoje, quero tirar o 100% nesta treta. Yeah, right. Mas hey, tentar não custa. Ou talvez até custe... quanto mais não seja, custa-me boa vitamina D, que deixa de ser sintetizada por passar tanto tempo confinada dentro destas paredes, vendo o sol apenas através de uns vidros à prova de radiação ultra-violeta. Enfim.

Whatever. =P

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: