Powered by Blogger.
RSS

Comunicar

Ao longo do curso, vão-nos falando da importância da comunicação, de como o médico tem de conseguir passar a sua mensagem ao doente, e tudo isso. Chegando ao internato de medicina geral e familiar, somos novamente bombardeados por este tipo de formação, dado que MGF é uma especialidade por excelência baseada na comunicação. Mas... e quando a comunicação falha? Encontram-se alternativas.


Analisemos o meu dia -
1) Consultas "banais" - diabetes, hipertensão, vigilância disto e daquilo... vai uns reforços positivos, vai uns ralhetes construtivos... nada de mais do que nos outros dias.
2) Consulta ao senhor José - o senhor josé é um diabético que ficou 100% surdo há pouco tempo. Aliás, ouve uns zumbidos permanentes dentro da cabeça dele, só não nos ouve é a nós, que temos de "comunicar" com ele. Solução? - o Senhor José fala, e nós (médicos) escrevemos num papel, em vez de falar... a consulta de hoje ocupou 2 páginas e meia! :)
3) Consulta à dona Amália - A dona Amália é uma senhora analfabeta. Falar com ela é fácil, mas fazê-la cumprir planos, organizar-se na papelada toda que lhe passamos, é complicado. Há sempre um exame que vai parar a uma farmácia, uma receita que fica no laboratório de análises... enfim. Confusão. Solução? Inventar um código - "este papel que tem a bolinha é para ir hoje à farmácia! Este aqui que tem a cruz é para ir fazer o exame já amanhã! Este do triângulo é só para fazer daqui a umas semanas... entendeu? então vá, vamos recapitular!"
4) O sr. Wang - o senhor Wang é um senhor saudável, chinês... e que "por azar" tem um filhote adorável de 2 anos, sempre doente como qualquer outra criança de 2 anos. O problema do senhor wang é que não fala português. Solução? Muitos gestos à mistura... mas duvido que seja solução garantida. Ponto importante a reter - aprender a comunicar com o Sr Wang.

Ai... e ainda dizem que comunicar é fácil! Ufa! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

caxemire said...

ler estes posts deixa-me bem disposta! :D
um dia tb vou adorar a minha profissao! :D

(mas primeiro tenho q arranjar uma :P)