Powered by Blogger.
RSS

E=mc2


Einstein, era, sem sombra de dúvida, um génio. Toda a gente sabe isso. Eu sei isso. Mas só interiorizei a geniosidade toda deste senhor ontem, ao jantar, quando o meu irmão me tentou explicar, em palavras miudas e para leigos, a teoria da relatividade, com todas as reformulações que foi sofrendo ao longo do tempo.

O espaço-tempo contínuo, o universo que não é plano, o paradoxo dos gémeos, o funcionamento da bomba atómica...tudo explicado ali, com esquemas de bonecos a andarem de comboio e a atirarem bolas de um lado para o outro. Fiquei mesmerizada com estes conceitos físicos quase irreais. Pessoas a envelhecer a velocidades diferentes consoante a velocidade a que viajam, velocidades da luz inatingíveis (e o porquê de ser inatingível!), o passar do tempo que varia consoante o referencial que se escolhe (e daí o paradoxo dos gémeos...). A sério que as leis da física fazem do nosso pequeno universo um espaço verdadeiramente extraordinário, onde o impensável até tem possibilidade de acontecer.

Se tiverem oportunidade de que alguém vos explique, em linguagem para leigos, toda a relatividade do nosso universo, aproveitem. É uma sensação engraçada pensar em coisas tão impensáveis! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

Sandra said...

acabaste de ser escolhida para tal tarefa!