Powered by Blogger.
RSS

AVCs hemorrágicos

O Sr. H. teve um AVC isquémico. Esteve internado com o seu AVC isquémico dias a fio naquela enfermaria de um amarelo deslavado. Sem mexer metade de um corpo, incapaz de falar, ficou primeiro deitado na cama, depois sentado para o cadeirão, e mais para o fim já se sentava na cadeira de rodas e ía para a copa, ía ver televisão. Tudo estava a correr... "bem"... ou pelo menos dentro das expectativas, pois já ninguém esperava a recuperação da mobilidade da metade do seu corpo.

Teve alta. Estava suficientemente bem para ir para casa, e teve alta... Uma zanga com um familiar levou a um pico hipertensivo que levou a uma indisposição, que culminou com um vómito que foi aspirado. Pneumonia. Esse mesmo pico hipertensivo levou a uma transformação hemorrágica do seu AVC isquémico. AVC hemorrágico, com desvio da linha média e herniação. Tudo isto se passou numa noite.

No dia a seguir (sexta feira), não reconhecia já o Sr. H. Parecia estar a dormir, mas com uma respiração estranha, e incapaz de despertar. Sem reacção a estímulos dolorosos. Saturações de oxigénio miseráveis... e todos nós achávamos que o sr. H. iria morrer. Mas sobreviveu à Sexta, sobreviveu ao Sábado, e sobreviveu ao Domingo.

E hoje, segunda feira, entrei na enfermaria. O sr. H. estava sentado na sua cama, como se nada se tivesse passado. Sem mexer metade do corpo, mas de olhos abertos, capaz de compreender tudo o que lhe era dito, e até de esboçar um sorriso.

Não resisti. Sorri de volta, fui à sala dos médicos, e contei a todos este pequeno milagre da medicina, para o qual eu tinha contribuido. Sorriram-me de volta (a felicidade é uma coisa verdadeiramente contagiante) - "Os AVCs hemorrágicos são assim... ou matam logo, ou então temos recuperações fantásticas."

Uau... a sério. Uau. :)



(Pena o mesmo não ter acontecido ao doente da cama do lado, também com o seu AVC hemorrágico, mas cuja recuperação não vai ser tão bonita nem em tão pouco tempo...).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

Sandra said...

tb ando à roda d um caso de AVC hemorragico e tadinha da minha doente :S como ela diz "em 2 segundos deixou de mexer metade do corpo" :(

é assustador perder tanto em tao pouco tempo :(

ainda bem k o teu doente ta a recuperar desta maneira
um bjinho para ambos :) (dizes k uma futura dra mandou-lh um bjinho ;) oki? )