Powered by Blogger.
RSS

SAV - sessão de treino

Entro pela porta.

Alguém - Dra, depressa! Temos aqui um doente a precisar da sua ajuda!
Eu - Estou a verificar condições de segurança.
Alguém - Existem condições de segurança.
Eu - Estou a calçar luvas.

Debruço-me sobre o boneco ali deitado, e começo a bater vigorosamente nos ombros.

Eu - Está a ouvir-me?
Alguém - Não responde.

Viro-me para "alguém" - Depressa, vá chamar ajuda, peça o carro de reanimação!

Abro a boca do boneco.

Eu - Estou a verficiar se existem objectos esranhos na cavidade oral.
Alguém - Cavidade oral está livre.

Faço a hiperextensão do pescoço, coloco uma mão sobre a testa, dois dedos da outra sobre a carótida direita, encosto o ouvido à boca do boneco, olho fixamente para o tórax, e começo a contar até 10.

Alguém - Não respira, não tem pulso.
Eu - Vá chamar ajuda! Você, inicie RCR - 30 para 2!
Alguém - Chega o carro de reanimação.

Coloco os eléctrodos sobre o tórax do boneco, mando parar as compressões, e olho para o monitor.

Alguém - Está em taquicárdia ventricular.

Abro o casaco do boneco, e exponho o tórax.

Eu - Não existe água em volta do doente, não tem nenhum patch transdérmico. Afastem o oxigénio.

Pego nas pás do desfibrilhador, coloco um a um sobre os pontos no tórax do doente.

Eu - Afastar, vou carregar. Afastar, vou desfibrilhar!

Olho uma última vez para o monitor, alguém diz "continua em TV", e finjo desfibrilhiar. Passado um momento, alguém diz "continua em TV"

Eu - Reiniciar RCR. Sr. enfermeiro, canalize uma veia, sff. E prepare 3 mg de atropina e 1 mg de adrenalina. Entube o doente!
Alguém - Doente entubado e veia canalizada.
Eu - Compressões contínuas, 10 insuflações por minuto.

Ao fim de 2 minutos, mando parar as compressões e a ventilação. Olho novamente para o monitor, novamente sou informada que o doente está em taquicárdia ventricular, faço nova desfibrilhação, e mando iniciar um novo ciclo de 2 minutos de RCR. Ao fim do ciclo, novamente sou informada que está em TV.

Eu - Administrar 1 mg de adrenalina.

Novamente desfibrilho o doente, novo ciclo de RCR de 2 minutos. Ao fim de 2 minutos, mando parar tudo, olho para o monitor.

Alguém - Está em assistolia.

Eu - 3 mg de atropina.

Novo ciclo de RCR de 2 minutos. No fim, olho para o monitor, e sou informada que continua em assistolia.

Eu - Mais 1 mg de adrenalina.

Novo ciclo de RCR. Ao fim de 2 minutos, mais uma vez mando parar tudo. Olho para o monitor.

Alguém - Está em ritmo sinusal.

Respiro fundo - ouf! Vou à cabeceira do boneco, faço a hiperextensão do pescoço, coloco o ouvido perto da boca do boneco, meto 2 dedos na carótida e olho para o tórax.

Alguém - O doente tem pulso, mas não respira.

Ligo o doente ao ventilador, e transfiro-o para a unidade de cuidados intensivos.




... Ena pá, haveria melhor maneira de acabar o estágio de medicina que com uma sessão de treino de SAV? Bom, talvez... se o boneco fosse verdadeiro, e eu lhe tivesse salvo mesmo a vida! :) E daí, talvez nessa instância o pânico se tivesse apoderado, e eu não tivesse conseguido tanto! hihi

A sério, adorei medicina interna. Um dia ainda me arrependo de não ter ido para internista! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

caxemire said...

=D

e nao deste um nome ao boneco? ;D