Powered by Blogger.
RSS

Capotril

A Dona Ermesménia* vem com queixas que às vezes a "atenção desce demasiado". Vejamos o decorrer da consulta -


Eu - Então, Dona Ermesménia, o que a traz por cá hoje?

Ela - Ai, sra. Dra., isto vai mal...

Eu - Não me diga! Então conte-me lá coisas!

Ela - Oh sra. Dra... de vez em quando eu meço a atenção lá com o aparelho que o meu filho me deu pelo natal, sabe, daqueles que se mete nos pulsos... aaaaaiii, ele é tão bom para mim, deu-me o aparelho, já viu, sra. dra? E aquilo mede muito rápido, e então eu volta na volta vou medindo a atenção com ele só para saber como é que está a minha atenção, porque sabe, sra. dra., eu tenho a atenção muito alta ....

Eu - Sim, sim, Dona Ermesménia! Mas e quando mede a tensão, o que é que acontece? está muito alta, é?

Ela - Pois, sra. dra! Às vezes, já tenho eu tomado os comprimidos da manhã, aqueles branquinhos e redondos, assim mais pequeninos... porque eu tenho uns que são grandes, também são brancos e redondos, mas são grandes esses... são para as minhas pernas, sabe, porque elas me incham muito às vezes, e agora no verão é pior, com este calor... eu tenho lá umas meias para usar, mas eu nem consigo andar com elas, com este calor...

Eu - Sim, Dona Ermesménia! Mas então e quando tem a tensão assim alta, sente dores de cabeça? ou o coração a bater muito forte?

Ela - Nao,sra. Dra. Eu nem sinto nada ... Só que às vezes eu vou a medir, e está a 14-8, ou a 16-9, sabe, senhora doutora! E nessas alturas, eu tenho muito medo, por causa das tromboses... A minha vizinha do lado teve uma trombose, e disseram-lhe que era por ela ter a atenção muito alta... A minha anda sempre a 12-7, 12-8... quando ela me sobe muito, eu tenho muito medo das tromboses, sra. dra, e então meto logo um capotril na boca.

Eu - aaaah... um captopril ... (com um ligeiro reforço na palavra Captopril, para ver se ela apanha que está a pronunciar mal... infelizmente, até ao fim da consulta, ela não apanha o seu erro :) )

Ela - pois, sra. dra, um capotril! Aquilo diz que baixa a atenção, mas não faz nada sra dra! Eu tomo o capotril e meto logo a máquina novamente a funcionar, e a atenção continua alta! E eu ainda fico com mais medo, e tomo logo outro capotril!

Eu - Então acaba por tomar 2 comprimidos de uma só vez, é isso?

Ela - Não, sra. dra... Não são logo seguidos, porque eu meço a atenção no meio....

Eu - Pronto, está bem. Então e depois a tensão fica melhor?

Ela - Oh sra. dra! Mas depois é que é! É que a atenção depois desce e desce e desce...!

Eu - Pois, pudera, dona Ermesménia! Já viu?! já tomou o comprimido da tensão de manhã, e depois ainda toma mais dois, não há-de a tensão descer-lhe! Ouça, não pode tomar assim tanto... só se a tensão for 14-9 ou mais é que toma o captopril... e só toma UM! Se não depois anda aí com quebras de tensão, com a cabeça leve!

Ela - Aaaaah... então só tomo um capotril, é, sra. dra? aaaaaah... está bem....

Eu - Pronto, dona Ermesménia! Vai ver que a tensao assim vai anndar mais controladinha. Precisa de medicamentos?

Ela - Oh sra. dra! Mas eu não vim cá por causa da atenção! Eu vim cá porque me dói aqui este dedo....


E a consulta lá continuou de volta da dor do dedo da Dona Ermesménia. É claro que chegado o fim da consulta, não se esqueceu de pedir mais uma caixa de "capotril", pois já tinha acabado o "capotril" que tinha receitado da última vez. :) "pode ser daquelas que dá para seis meses, sra. dra... que eu gasto muito desses comprimidos!" - ao que respondo - "Só um, dona Ermesménia! Só UM!"

E viva os doentinhos que me põem bem disposta! lol



* Nome propositadamente alterado para não se identificar a doente em questão :P

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comments:

sofia said...

Lol o nome (falso) da senhora é extremamente difícil de pronunciar... Quase tão difícil como capotril, erm, perdão, captopril!

Cuinou said...

Sim, claro hà que preservar a D.Ermesménia... não và ela andar por ai a ler os blogues dos amigos e dar com isto... e depois olha ai é que a atenção sobe por ai acima! ui ui

caxemire said...

tu tens um jeitinho p inventar nomes...

temo pelos teus filhos xD

é "captopril" (espero q esteja bem escrito) e o "castrol" do avô do pedro xD

Elsky said...

Terapia de riso em consultas!-que uma pessoa vai tentando, aprendendo a controlar..eu k o diga! Ha smpre akele doente k nos da alguma coisa, que provoca em nos akele sorriso...
E viva a tua imaginacao para os nomes! Mas sim, tas proibida de escolher sozinha o nome dos teus filhos! lol

Ana said...

... Eu prometo que deixarei o pai da criança ter algum (ALGUM!) voto na matéria no que toca ao nome do/a filho/a...

... e tb prometo não chamar ermesménia a um filho meu. (A uma filha, ainda estou a ponderar.... :P)

:)

BTW, falando em nomes - há uns dias tive uma doente chamada Disneylandia... Agora venham-me dizer que ermesménia é mau! :) (e a sério, a mulher chamava-se Disneylandia.... é assustador)

caxemire said...

sabes, podem ser os dois maus :P

Sandra said...

doente toma varios farmacos cujo nome nao refere...

cof...