Powered by Blogger.
RSS

Alentejo, Alentejo



De partida uma vez mais! Desta vez, com destino a terras alentejanas. Duas semanas diferentes, com acesso a uns doentes diferentes, ou talvez nem tanto... logo se vê. Portanto, serão 2 semanas de desactualuzações do blog.

Entretanto, vai-se cantando para passar o tempo!

Eu ouvi um passarinho, às 4 da madrugada
Cantando lindas cantigas, à porta da sua amada!

Lalalala!

Divirtam-se!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Kids





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O primeiro dia do resto da minha vida

Hoje foi o primeiro dia do resto da minha vida. Um dia diferente... O dia em que me senti verdadeiramente médica pela primeira vez.

O despertador toca às 6:50... Um resmungo da minha parte, um acto de violência praticado contra o despertador... e uns minutos mais de sono. Finalmente decido levantar-me, apercebo-me de quão atrasada estou, visto-me à pressa, como algo a correr, e saio disparada pela porta fora. Nos transportes vou a rever alguns apontamentos sobre a consulta em clínica geral. Chegada ao centro de saúde, preparo-me para mais um dia, igual a muitos outros que já passaram. Mas foi então que ocorreu o primeiro sinal de que hoje seria um dia diferente - em vez de ser eu a cumprimentar (meio envergonhada) o segurança (como faço por hábito, muitas vezes sem ouvir resposta), desta vez foi ele a cumprimentar-me primeiro. E não foi um simples "bom dia!". Foi um "Bom dia, s'otôra!" O espanto fez com que o meu "Bom dia" habitual saísse ainda mais envergonhado que nunca...

Subi apressadamente as escadas (afinal, já estava uns 3 minutinhos atrasada e ainda faltava ir vestir a bata... ou se calhar estava apenas a fugir do segurança...), quando me cruzo com o meu tutor - "Queres ir verificar um óbito?" pergunta ele, baixinho, para ver se a senhora que estava um pouco atrás, vestida de preto (a esposa, presumi), não ouvia. E não ouviu. Lá fomos nós, Estoril fora, à procura da casa. Durante a viagem, o meu tutor conta-me como este é apenas o segundo óbito que ele certifica na sua vida, pois hoje em dia todos morrem no hospital. "Que pontaria! E logo no meu estágio..." penso eu.

Feito o que havia a fazer, voltamos ao centro de saúde, para começar-mos (MUITO atrasados) as consultas. Entre queixas, sintomas, diagnósticos e medicamentos, lá toca o telefone mais uma vez... e qual o meu espanto quando o meu tutor se vira para mim e diz-me "É para ti."... Para MIM??? Mas... mas... mas como? QUEM é que me telefona para o centro de saúde??? "estou?" digo eu para o telefone. E do outro lado responde-me uma voz feminina, de um laboratório de medicamentos. Ainda tão cedo na minha carreira, e já estou a ser comprada pelos laboratórios. É indecente. Entre perguntas e mais perguntas, ela lá se decide a verificar que tipo de "doutora" era eu - uma interna do complementar? uma interna do ano comum?... "Não, não... eu ainda estou no 6º ano do curso de medicina!" respondo eu. Acho que a dita senhora ficou mais espantada com esta informação do que eu com o telefonema dela.

As consultas prolongara-se pela hora do almoço, e eram já duas da tarde quando finalmente disse "adeus, e as melhoras!" à minha última doente.

Tirei a bata, guardei o estetoscópio, desci as escadas e antes de sair, lá veio o segurança com um "até amanhã, s'otôra!". Mas desta vez eu estava preparada. Desta vez, lancei-lhe um sorriso de felicidade, e disse também - "até amanhã!".

Afinal, é isto que vai ser o futuro! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Oh summer, where art thou?



"It's a magical world, Hobbes, ol' buddy. Let's go exploring!"

(Calvin, in the final Calvin and Hobbes strip)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

E mais um desafio...

Então é assim:

Peguem no livro mais próximo (não precisa ser o que estão a ler agora, mas sim o que está mais pertinho da mão).
Agora abram na página 161. Procurem a 5ª frase completa e coloquem-na no blog (ou na falta de blog, aqui como comentário a este post).
Não vale procurar o livro mais giro/favorito/mais "féshon" que têm em casa. É o mais próximo e pronto.
Depois é passar o desafio a 5 outros blogs. Ou quem quiser que responda!


Ora bem, a página número 161 contém uma imagem ilustrativa do texto da página 160, logo opto por usar a página 160:

"Symptoms: wheeze, cough, sputum (plugs of mucus containing fungal hyphae), dyspnoea, and 'recurrent pneumonia'."

Autores: LONGMORE, Murray, et al
Editora: Oxford
Título: Oxford Handbook of Clinical Medicine


[ Para quem estiver interessado em saber qual o pobre doente que tem esta panóplia de sintomas, fique sabendo que isto saíu do capítulo chamado "Fungi and the lung". A doença em causa é a aspergilose broncopulmonar alérgica. Se apresentar estes sintomas, dirija-se ao médico mais próximo. :) ]

Infelizmente, estou à secretária, e por aqui reinam livros com frases nojentas e um pouco chatas e aborrecidas... Estivesse eu em cima da cama, certamente o livro mais próximo viria da mesa de cabeceira, e esse sim teria algo mais bonito para postar... Mas hey, nem tudo na vida são rosas! Já não ter saído uma frase do Harrisons já foi muito bom!

Espero ver as vossas respostas em blogs/comentários! É sempre giro saber o que o pessoal anda a ler! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Boa disposiçao no local de trabalho

É isto que falta a muita gente. Mas por isso mesmo há quem se dedique a toda uma série de estudos que levaram a conclusões sobre toda uma série de técnicas para melhorar este panorama negro que nos espera todos os dias nos locais de trabalho. Experientem, pode ser que resulte... se não vos despedirem entretanto! :D


HOW TO MAINTAIN A HEALTHY LEVEL OF INSANITY IN THE WORKPLACE

1) Page yourself over the intercom. Don't disguise your voice.

2) Find out where your boss shops and buy exactly the same outfits. Wear them one day after you boss does. This is especially effective if your boss is a different gender.

3) Make up nicknames for all your coworkers and refer to them only by these names. "That's a good point, Sparky." "No, I'm sorry, but I'm going to have to disagree with you there, Cha-cha."

4) Send e-mail to the rest of the company telling them exactly what you're doing. For example: "If anyone needs me, I'll be in the bathroom."

5) Hi-Lite your shoes. Tell people you haven't lost them as much since you did this.

6) While sitting at your desk, soak your fingers in Palmolive liquid. Call everyone Madge.

7) Hang mosquito netting around your cubicle. When you emerge to get coffee or a printout or whatever, slap yourself randomly the whole way.

8) Put a chair facing a printer. Sit there all day and tell people you're waiting for your document.

9) Every time someone asks you to do something, anything, ask them if they want fries with that.

10) Send e-mail back and forth to yourself engaging yourself in an intellectual debate. Forward the mail to a co-worker and ask her to settle the disagreement.

11) Encourage your colleagues to join you in a little synchronized chair-dancing.

12) Put your trash can on your desk. Label it "IN."

13) Feign an unnatural and hysterical fear of staplers.

14) Send e-mail messages saying there's free pizza or donuts or cake in the lunch room. When people drift back to work complaining that they found none, lean back, pat your stomach and say, "Oh you've got to be faster than that."

15) Put decaf in the coffee maker for three weeks. Once everyone has withdrawn from caffeine addiction, switch to espresso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

50 posts!!

Dissessem em Julho que este blog duraria até Setembro, que teria alguma vez 50 posts... e eu não acreditava! Normalmente, o meu entusiasmo para este tipo de projectos não é duradouro, e eles acabam esquecidos em pouco tempo. Mas não foi o caso deste! Oh, não! ESTE teve direito a 50 posts! 50 momentos de escrevinhanço das mais disparatadas baboseiras, algumas até com direito a comentários!! Talvez seja isso o que me manteve entusiasmada... O estar à espera para ver o que os outros teriam dizer em resposta ao que eu vou escrevendo/postando. Por isso, obrigado, caros comentadores, pelo vosso contributo para o desenvolvimento do blog! :)

E, como não poderia deixar de ser, temos que celebrar! E, neste momento, não me ocorre melhor grito de celebração que aquele gritado por Mr. Keating (Robin Williams - quoting Walt Whitman), no mesmo filme que deu origem ao primeiríssimo post deste blog!

"I SOUND MY BARBARIC YAWP OVER THE ROOFTOPS OF THE WORLD."

(Soa a vitória, digam lá que não soa?)

Carpe Diem, amigos! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

...

Tenho saudades...

... Saudades do teu abraço apertado à chegada, dos teus conselhos nas despedidas, dos teus sorrisos nos intervalos... da tua voz ao telefone, das tuas partidas divertidas, das tuas anedotas engraçadas, da tua paciência para me ouvires sempre que eu precisava de um ouvinte... Saudades de ouvir a tua voz ao acordar, muitas vezes em tom rezingão, nas manhãs de Agosto... das nossas curtas conversas meio filosóficas, dos nossos passeios entre as árvores, do carinho especial que tinhas reservado para mim... até dos teus raspanetes tão merecidos eu tenho saudades!...

...ai, tenho tantas saudades...


--

When to the session of sweet silent thought
I summon up remembrance of things past,
I sigh the lack of many a thing I sought,
And with old woes new wail my dear time's waste:
Then can I drown an eye, unused to flow,
For precious friends hid in death's dateless night,
And weep afresh love's long since cancelled woe,
And moan the expense of many a vanish'd sight:
Then can I grieve at grievances foregone,
And heavily from woe to woe tell o'er
The sad account of fore-bemoaned moan,
Which I new pay as if not paid before.
But if the while I think on thee, dear friend,
All losses are restored and sorrows end.

~ William Shakespeare ~

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

That's what friends are for :)



“Even though we've changed and we're all finding our own place in the world, we all know that when the tears fall or the smile spreads across our face, we'll come to each other because no matter where this crazy world takes us, nothing will ever change so much to the point where we're not all still friends.”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Just a quote...

“One day your life will flash before your eyes. Make sure it's worth watching.”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sonhos de Planetas e Estrelas


À distância da eternidade,
A Terra é um imenso formigueiro
De espécies convencidas de imortalidade,
Mas que duram apenas um dia inteiro

De todas elas, a mais peculiar
Será a bípede de aspecto simióide
Que antecedeu a artrópode polar
E reinou após a titânia sauróide

Pouco sabemos a seu respeito, e tudo o que temos é curiosidade
De determinar o defeito que a ceifou em tenra idade

Tinha raciocínio de construtora e capacidades de manipulação
Mas natureza de predadora, talvez seja essa a razão

De ter usado o planeta sem mente, rumo a um destino fatal
Embora fosse a primeira inteligente, enquanto espécie não era nada de especial

Uma civilização comunica pelos desperdícios, uma espécie de organismos
Desta restam apenas indícios de pedra, plástico e mecanismos

Que outrora abundaram em demasia, sintomas de caos e desperdício
Fizeram da descoberta, teimosia, e da tecnologia, vício

Sem controlar as hormonas em ebulição, perderam-se em actos de amor e violência
Prova de que a animais de criação não se concede o dom da inteligência

Em breve faria Gaia a rasura que apagaria tão fracassada iniciativa
Esperaria milénios para a cura e depois nova tentativa

Desaparecida e enterrada se encontra, a pequena espécie valente
Que tentou cometer a afronta de espalhar por outros mundos a semente

Pois, também na ambição pioneira, havia sonhos de planetas e estrelas
Mas como lição derradeira não os tiveram a eles nem a elas

O erro não voltará a ser cometido, pertence agora só ao passado
E a espécie, cujo nome foi esquecido, vive apenas na alma de um sonhador cansado.

(Luis Filipe Silva, in Linhas Cruzadas)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Resposta ao desafio de "O Bilo Laranja"

Jamais Eeyore permanecerá indiferente a um desafio! Portanto, aqui vai a minha resposta ao desafio lançado por O Biló Laranja :)


1) O Dia Mais Triste da Minha Vida

...10 de Setembro de 2006...

2) O Dia Mais Feliz Da Minha Vida

O primeiro dia de aulas da minha vida, com 6 anos (Já sou tão crescida!)
Receber a minha primeira Barbie aos 9 anos (weeee! a dream come true);
Sair do avião de encontro ao meu pai que estava ausente há já mais de um mês, pisando o solo americano pela primeiríssima vez, também com 9 anos (woooow!);
Entrar na Disneyworld, Florida, com 10 anos (WOW);
Chegar a casa dos meus avós, depois de uma longa estadia nos EUA, com 12 anos (aaaaaaiiiii...);
Entrar na faculdade de Medicina, aos 19 anos (YES! CONSEGUI!!!);
E, finalmente, entrar na Disneyland Paris, aos 23 anos. (Há coisas que simplesmente não mudam...)
(Há muitos mais, mas estes foram os primeiros a vir à cabeça assim que pensei no assunto) :)

3) Manias

Chatear os que estão à minha volta. É um dos passatempos favoritos. :)
Roer as unhas... :(
Cantarolar no duche.
Entre outras.

4) O Meu Filme Preferido

Neste momento, o Castelo Andante. Não é fabuloso, talvez até esteja longe disso... mas fez-me sonhar. :)

5) Poeta Preferido

Não existe. :) Há poemas preferidos, mas poetas, esses variam. :)

6) Comida Preferida

Hmmmm... sandes de atum?

7) Sou Muito

Eu não sou muito nada.... Sou tudo quanto baste... tá?!

8) Viagem de Sonho

Não é a viagem que importa, é a companhia que escolhemos para a fazer... :) Afinal, com um mundo tão grande, como escolher um sítio apenas?

9) Gosto

Rir :)

10) As Sete Maravilhas da Minha Vida

Família (muitos)
Amigos (muitos mais)
O Quincas, o Gastão, o Sebastião e o Tomás (Será que estes podem contar como 4? estou a ficar sem mais maravilhas para listar....)
Considerando que família e amigos englobam muito mais que 7 pessoas, acho que não vou dar-me ao trabalho de encontrar uma sétima maravilha. :)

11) E agora os 7 desafiados:

Di
misswoodhouse
Caxemire
Silver-drop
Ladybug's spot

E chegam... 7 é um número demasiado grande para estas coisas...! Irra!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

"Acima de tudo, viver"

Foi hoje. Finalmente, no 6º ano... Parece mentira! :)

Matriculei-me no 6º ano do meu curso. Muito estudo, algum trabalho, pouco dormir, descanso (quase) nulo - é isto que me espera no futuro próximo. Mas lá no futuro um pouco menos próximo já consigo vislumbrar a queima das fitas, o dia de inscrição na ordem, o juramento de Hipócrates... Está tudo tão perto! Como o tempo passou a correr...!

No caminho para casa, vinha a pensar sobre tudo isto enquanto o barco atravessava lentamente o Tejo. Cheguei à outra margem, pus-me à espera do autocarro... Nisto passa um outro autocarro, que, no lugar do destino, tinha outra coisa escrita. Algo bem mais útil que o destino: "Acima de tudo, viver".

De facto, acho que não poderia haver resposta mais adequada a todos os pensamentos que me acompanharam na minha pequena viagem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS