Entro pela porta.
Alguém - Dra, depressa! Temos aqui um doente a precisar da sua ajuda!
Eu - Estou a verificar condições de segurança.
Alguém - Existem condições de segurança.
Eu - Estou a calçar luvas.
Debruço-me sobre o boneco ali deitado, e começo a bater vigorosamente nos ombros.
Eu - Está a ouvir-me?
Alguém - Não responde.
Viro-me para "alguém" - Depressa, vá chamar ajuda, peça o carro de reanimação!
Abro a boca do boneco.
Eu - Estou a verficiar se existem objectos esranhos na cavidade oral.
Alguém - Cavidade oral está livre.
Faço a hiperextensão do pescoço, coloco uma mão sobre a testa, dois dedos da outra sobre a carótida direita, encosto o ouvido à boca do boneco, olho fixamente para o tórax, e começo a contar até 10.
Alguém - Não respira, não tem pulso.
Eu - Vá chamar ajuda! Você, inicie RCR - 30 para 2!
Alguém - Chega o carro de reanimação.
Coloco os eléctrodos sobre o tórax do boneco, mando parar as compressões, e olho para o monitor.
Alguém - Está em taquicárdia ventricular.
Abro o casaco do boneco, e exponho o tórax.
Eu - Não existe água em volta do doente, não tem nenhum patch transdérmico. Afastem o oxigénio.
Pego nas pás do desfibrilhador, coloco um a um sobre os pontos no tórax do doente.
Eu - Afastar, vou carregar. Afastar, vou desfibrilhar!
Olho uma última vez para o monitor, alguém diz "continua em TV", e finjo desfibrilhiar. Passado um momento, alguém diz "continua em TV"
Eu - Reiniciar RCR. Sr. enfermeiro, canalize uma veia, sff. E prepare 3 mg de atropina e 1 mg de adrenalina. Entube o doente!
Alguém - Doente entubado e veia canalizada.
Eu - Compressões contínuas, 10 insuflações por minuto.
Ao fim de 2 minutos, mando parar as compressões e a ventilação. Olho novamente para o monitor, novamente sou informada que o doente está em taquicárdia ventricular, faço nova desfibrilhação, e mando iniciar um novo ciclo de 2 minutos de RCR. Ao fim do ciclo, novamente sou informada que está em TV.
Eu - Administrar 1 mg de adrenalina.
Novamente desfibrilho o doente, novo ciclo de RCR de 2 minutos. Ao fim de 2 minutos, mando parar tudo, olho para o monitor.
Alguém - Está em assistolia.
Eu - 3 mg de atropina.
Novo ciclo de RCR de 2 minutos. No fim, olho para o monitor, e sou informada que continua em assistolia.
Eu - Mais 1 mg de adrenalina.
Novo ciclo de RCR. Ao fim de 2 minutos, mais uma vez mando parar tudo. Olho para o monitor.
Alguém - Está em ritmo sinusal.
Respiro fundo - ouf! Vou à cabeceira do boneco, faço a hiperextensão do pescoço, coloco o ouvido perto da boca do boneco, meto 2 dedos na carótida e olho para o tórax.
Alguém - O doente tem pulso, mas não respira.
Ligo o doente ao ventilador, e transfiro-o para a unidade de cuidados intensivos.
... Ena pá, haveria melhor maneira de acabar o estágio de medicina que com uma sessão de treino de SAV? Bom, talvez... se o boneco fosse verdadeiro, e eu lhe tivesse salvo mesmo a vida! :) E daí, talvez nessa instância o pânico se tivesse apoderado, e eu não tivesse conseguido tanto! hihi
A sério, adorei medicina interna. Um dia ainda me arrependo de não ter ido para internista! :)
SAV - sessão de treino
Ninguém
Eu podia ser alguém.
Podia ser artista, pintora ou escultora, pianista de profissão...
Podia dedicar-me a escritas publicáveis, inspirada em musos e musas, contos e histórias, inventar personagens cheias de moral.
Podia pegar em calculadoras, tornar-me matemática ou engenheira, réguas e traços, arquitecta ou cientista.
Podia antes ser filósofa, pensar nas coisas da vida, ou na vida das coisas...
Ou podia simplesmente deambular pelas ruas, ver pessoas a correr à minha volta, e eu sem sítio para onde ir.
Podia transformar-me em mil e uma coisas...
... Em vez disso, tornei-me Eu. Transformei-me em Mim. Este simples ninguém. Ninguém que sonha e que faz, que dorme e acorda, que trabalha e goza a vida, que fala e fica em silêncio.
Ninguém que, lentamente, se vai tornando naquele Alguém que sonha um dia vir a ser.
:)
VERÃO!!!
Verão, verão verão verão verão!!!
Sol, dias compridos, sol, saias, sol, sandálias, sol, praia, sol, passeios, sol, férias, sol, caramba... até a vitamina D, a melanina e as endorfinas acrescidas!! VERÃO!
Chegou o Verão!!! (não oficialmente, mas hey... tb quem é que quer saber de "oficialidades"?)
(loucura de um dia passado com uma t-shirt)
"Life happens"
Life happens...
The clock ticks the seconds away
Every night followed by a new coming day
For some, a beginning
For others, an ending
For most, a mere continuing
But all the same
Glaring at what we became
Just watching life happening
Right here
Right now
... Life happens
"Don't judge a book by its cover"
http://www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY
Ganda lição de moral. :)
Uma semana na vida de uma IAC
(em tom de justificação da minha ausência... :) )
DOMINGO
Páscoa
. Acordar tarde, almoço grande em família, passar a tarde a passear pelo Parque das Nações, numa tarde de sol mas com demasiado vento, saborear o que a vida tem de bom, e arranjar energías positivas para o resto da semana.
SEGUNDA
Banco
. 13 horas a ver doentes, a fazer internamentos e a preparar altas e transferências. No meio dos doentes, observo uma senhora que está a morrer. Não é um "vai morrer", não é um "já morreu"... é um "está a morrer". Olho em volta, e decido que não se deve deixar uma pessoa abandonar este mundo sozinha. Aproximo-me da doente inconsciente, dou-lhe a mão, e olho para a sua jugular engorgitada de uma insuficiência cardíaca que a consome, e espera-se que esta deixe de pulsar ... Ao fim de uns minutos ausculta-se, e vai-se chamar quem passe a certidão de óbito. (Eu tinha de partilhar isto, porque mexeu comigo... desculpem o tom negro que agora se instalou no post.
TERÇA
Enfermaria
. 8 doentes distribuidos por mim e pelo interno do complementar. 4 doentes a cada um. Muitos dos quais estáveis e literalmente a aboborar. Muito tempo livre, e um horário que importa cumprir que obriga a uma estadia demasiado prolongad ano hospital.
QUARTA
Enfermaria
. Dia de banco do interno do complementar. 8 doentes para mim. Duas notas de alta e um ecocardiograma depois, finalmente respiro! :) (e ainda tenho 5 minutinhos livres para postar!)
QUINTA, SEXTA E SÁBADO
Congresso
. Aprende-se muito, e põe-se a conversa em dia com uma grande amiga que vem fazer uma visita.
Conclusão - Life is good! :)
Páscoa
É oficial (finalmente, irra!)
Lembram-se disto?
Pois bem, aqui vai - EU VOU SER TIA!!!
Aquele rapazinho que eu vi crescer, que me acompanhou nos grandes momentos da minha vida, que comigo partilhou uma infancia, uns pais esquisitos (como todos o são), toda uma série de situações, travessuras e partidas, jogos e brincadeiras, que me ajudava nos trabalhos de casa, que me arreliava a todos os instantes com alguma estupidez, que me puxou os cabelos e ganhava-me sempre à apanhada, aquele rapaz que me ensinou a mexer num computador e que me pregava partidas e sustos de morte, o mesmo rapaz que quis fazer um fogo na cozinha para se aquecer, e que me protegeu uma vez dos ladrões, aquele rapaz que me levou aos Estados Unidos, e que de lá voltou com cabelo grande e ténis allstar, aquele rapaz a quem só agoran começo a conseguir ganhar no xadrês...
... aquele rapaz que eu vi crescer e transformar-se num homem (uau... e pensar que ainda o vejo como um rapazito....).... sim, esse mesmo rapaz vai ser PAI!
Ena pá, ena pá, ena pá, ena pá, ena pá, ena pá .... TÃO FIXE!!!! :D:D
:)
Banco
Já vai sendo hábito estes posts a meio dos bancos nocturnos. E por isso mesmo, apesar de não ter nada para postar (para quem ainda não deu conta, eu ando verdadeiramente desinspirada para posts...), decidi que tinha de vir aqui 5 minutinhos. Apenas para deixar mais um post escrito a meio de mais um banco nocturno.
E tenho postado. lol
AVCs hemorrágicos
O Sr. H. teve um AVC isquémico. Esteve internado com o seu AVC isquémico dias a fio naquela enfermaria de um amarelo deslavado. Sem mexer metade de um corpo, incapaz de falar, ficou primeiro deitado na cama, depois sentado para o cadeirão, e mais para o fim já se sentava na cadeira de rodas e ía para a copa, ía ver televisão. Tudo estava a correr... "bem"... ou pelo menos dentro das expectativas, pois já ninguém esperava a recuperação da mobilidade da metade do seu corpo.
Teve alta. Estava suficientemente bem para ir para casa, e teve alta... Uma zanga com um familiar levou a um pico hipertensivo que levou a uma indisposição, que culminou com um vómito que foi aspirado. Pneumonia. Esse mesmo pico hipertensivo levou a uma transformação hemorrágica do seu AVC isquémico. AVC hemorrágico, com desvio da linha média e herniação. Tudo isto se passou numa noite.
No dia a seguir (sexta feira), não reconhecia já o Sr. H. Parecia estar a dormir, mas com uma respiração estranha, e incapaz de despertar. Sem reacção a estímulos dolorosos. Saturações de oxigénio miseráveis... e todos nós achávamos que o sr. H. iria morrer. Mas sobreviveu à Sexta, sobreviveu ao Sábado, e sobreviveu ao Domingo.
E hoje, segunda feira, entrei na enfermaria. O sr. H. estava sentado na sua cama, como se nada se tivesse passado. Sem mexer metade do corpo, mas de olhos abertos, capaz de compreender tudo o que lhe era dito, e até de esboçar um sorriso.
Não resisti. Sorri de volta, fui à sala dos médicos, e contei a todos este pequeno milagre da medicina, para o qual eu tinha contribuido. Sorriram-me de volta (a felicidade é uma coisa verdadeiramente contagiante) - "Os AVCs hemorrágicos são assim... ou matam logo, ou então temos recuperações fantásticas."
Uau... a sério. Uau. :)
(Pena o mesmo não ter acontecido ao doente da cama do lado, também com o seu AVC hemorrágico, mas cuja recuperação não vai ser tão bonita nem em tão pouco tempo...).
Provérbio
Quem nasceu p'ra lagartixa nunca chega a jacaré.
Mais um daqueles provérbios que me fazem rir. :)
Ah, e tal...
Ah, e tal, e dia 1 de Abril sai a lista das 101 coisas. Ah, e tal, e eu adoro postar. Ah, e tal, e eu tenho todo o tempo do mundo. Ah, e tal, e sou uma viciada na net. Ah, e tal....
Pois pois, promessas! Pft! :)
E eu até diria que sim, que postar, que criar pequenas listas, que ter tempo para fazer tudo isso (que gosto) é tudo muito fixe, mas... já viram o tempo lá fora?! Isto está bom é para passear, não é para estar em casa encafuada. Então e quando a companhia é boa... que sa lixe o blog!
hehehe