Powered by Blogger.
RSS

Ferias...?

"Sir William Osler escreveu um dia que só se deve ensinar medicina usando o doente como compêndio".

Assim começa João Lobo Antunes o seu ensaio "Como Decidimos - Evidência baseada na Medicina".

Pois eu faço precisamente o contrário. Em vez de ensinar medicina, aprendo-a. E em vez de olhar para o doente, sento-me à secretária com o Harrison's. Abro as suas páginas, folheio, conto as que ainda faltam e olho esperançosamente para as que já se encontram sublinhadas, aguardando o dia em que haverá mais páginas sublinhadas que aquelas por sublinhar. E assim se ocupa uma tarde de férias. Ou talvez nem tanto. Para melhor dizer, assim se ocupam os intervalos de uma tarde de férias. :)

Eu bem que me esforço por estar concentrada à secretária, mas quem consegue tal coisa no primeiro dia em que supostamente estamos livres da faculdade durante 2 semanas?! Ainda por cima, com tanto frio, e com um sofá tão convidativo... Não dá! Digo mesmo ser impossível. Portanto, desisti da ideia original de passar a tarde a estudar, intervalando o estudo com coisas mais giras, e optei por passar a tarde a fazer coisas mais giras, intervalando-as com estudo. Claro está que este método de estudo não dá rendimento. As páginas não avançam, e a matéria não fica sabida. Mas então porque não apenas desistir do estudo de uma vez por todas? Por um dia apenas?!

Chama-se consciência. Esta pequenina voz que nos diz que temos de acabar de ler isto nas próximas duas semanas. Esta vozinha que não nos larga. E é terrível! Assim, apercebo-me agora, não usufruo das férias nem estudo em condições. Fica tudo "mais ou menos". Descanso mais ou menos, e estudo mais ou menos. Nada a 100%.

A ideia é fazer um plano de estudo. Mas pegando na calculadora, vejo que tenho de arruinar 10 dias de férias, com 9 horas de estudo cada um, para conseguir alcançar o objectivo. (Cálculos ridículos, eu sei... mas é o que acontece quando estamos fartas de estudar, e a calculadora está à mão). Isso deixa 8 dias inteiros para folgar. Mas será verdade o que amigas me dizem, que é impossível estarmos concentrados tanto tempo quando a palavra "férias" nos invade todos os pensamentos? Dizia que era mentira... mas acho que estava enganada. Afinal, hoje ainda não consegui estudar 40 minutos seguidos, o que torna a questão das 9 horas altamente improvável! BOLAS. E lá se foram 10 minutos de cálculos para o ar, pois estes tornaram-se inúteis. Raios!

Enfim, pode ser que até seja possível. O importante é chegar a dia 1 com tudo lido. Quem sabe, até pode ser que aconteça! Afinal, a esperança é sempre a última a morrer! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

Sandra said...

essa vozinha é mm uma coisa ruim...é k à custa dela conseguimos passar horas e horas a fio a olhar inutilmente para a mesma, repito , para a mesma pagina(a ver se de tanto olha algum do conhecimento passa para a nossa linda cabecita) e continuar a fazer do mesmo , ainda que conscientes de que é uma perda total do nosso precioso tempo

é mm uma vozinha amiga nao é?