Powered by Blogger.
RSS

Títulos e Rótulos

Hoje recebi a minha segunda carta endereçada a "Exma. Sra. Dra.". Lá dentro, o texto começava com "Caro/a Colega". Isto levou-me a pensar nos títulos que se dão a uma pessoa. Consigo apontar um dedo ao dia em que me tornei Dra., mas já o Sra. não sou capaz. Quando aconteceu?... Mais ou menos pela mesma altura em que me começaram a tratar por você, ou na 3ª pessoa do singular, em detrimento do "tu" a que estava tão habituada, provavelmente... Mas quando foi isso? Lembro-me até da primeira vez que alguém me chamou senhora - tinha uns 19 anos e ía a passar ao pé de uma creche, onde um menino atirou a bola para a rua. Aflito, ao ver-me passar, chamou logo "Ó senhora! Senhora! Pode dar-me a bola?"... Terá sido nesse dia? :)

A verdade é que não passam de títulos. Palavras atribuídas para diferenciar os membros de uma sociedade, quase que a atribuir-lhes um valor. Sra. Dra, Sr. Engenheiro, Dona, Sr. Comandante, Sra. Professora... apenas títulos. E não passam disso, pois não é o título que define a pessoa.


E pus-me a pensar... Não é o mesmo que nós fazemos ao atribuirmos rótulos a determinadas relações? Palavras para diferenciar as diferentes pessoas nas nossas relações inter-pessoais? Que não passam disso mesmo - apenas palavras, apenas rótulos ... Pois não é a palavra que se usa que determina o significado que uma pessoa tem para nós. Apenas para servir de exemplo, lembro-me dos "amigos" que na verdade não passam de conhecidos, ou daquela pessoa que vimos apenas uma vez (um "conhecido", portanto), mas que no entanto marcou-nos mais do que alguns "amigos" nos marcam ao longo de uma vida inteira...

Então, assim sendo, se não passam de palavras, porquê o grande impacto que se sente quando saõ atribuidas? Dois estranhos que um dia decidem rotular-se de amigos, dois amigos que um dia decidem rotular-se de namorados, dois namorados que um dia decidem rotular-se de amigos... Porque é que a atribuição destes rótulos, que não passam de meras palavras, conseguem jogar tanto com os nossos sentimentos, alterá-los e modificá-los, a ponto de alterar os nossos actos e gestos, e até mesmo a pessoa que nós fomos até então?


Serão, então, os rótulos, apenas palavras?

... Ou serão eles muito mais?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comments:

caxemire said...

rótulos só existem no inicio duma amizade, depois é somos só tu e eu ;)

Sandra said...

=)
Os rótulos, sao pequenas maravilhas, que se formos a reparar sao a chave das relações humanas. Sabendo o rótulo temos um vislumbre do que está no seu interior. nao precisamos de experienciar tudo para descobrir.

Ao mesmo tempo , é o rotulo que modela que nos transforma, que nos torna cada vez mais próximo do que deveríamos ser..

a sua atribuiçao é que é dificil...

Ana said...

=)