Powered by Blogger.
RSS

Encantos cirurgicos

Uma gastrectomia parcial que se transformou, intra-operatoriamente, numa gastrectomia total com derivação em Y de Roux, acompanhada de metastasectomia hepática, colecistectomia e jejunostomia, tiveram em mim um efeito fantástico. Re-encontrei o gosto pela cirurgia, desde há alguns tempos perdido.

É claro que a situação é trágica... afinal, uma neoplasia gástrica metastisada não pode ser bom para o doente... E um doente tão bem disposto e simpático não merecia tal patologia. No entanto, para mim foi lindo (por mais horrivel que isto possa soar...). Este acompanhar o doente durante todo o internamento, e depois estar ali, mesmo em cima da cirurgia, e ver, e correlacionar, e... sei lá! Foi simplesmente lindo.

Quando eu andava no terceiro ano, tinha medo. Medo de "não ter estômago" para aguentar medicina. Dos livros, lia coisas que tinha dificuldade em imaginar. "E se eu não aguentar ver isto ou aquilo ser feito? E se eu desmaiar? E se eu fizer figura de ursa, e cair redonda em cima do procedimento?" Eram questões que me atormentavam os pensamentos de vez em quando. Mas o quarto ano veio, e com ele, o primeiro estágio prático, que, só por acaso, era cirurgia. E... UAU! Apaixonei-me. Talvez por ser o primeiro estágio, talvez por estar integrada numa equipa fantástica, ou ainda as colegas bem dispostas e que partilhavam o gosto pela especialidade... não sei muito bem. Mas adorei, coisa que eu estava longe de imaginar que fosse acontecer. Fazia os bancos com gosto, e acabado o estágio, ainda ía de vez em quando queimar umas horitas aos bancos de São Francisco. Quando o estudo não apertava tanto, claro está.

Mas o quinto ano foi trágico. Cirurgia II limitou-se a manhãs passadas numa salinha encafuada no Egas a ter aulas teóricas. Boas aulas teóricas, é verdade... mas a prática era inexistente. Foi a tragédia. Uma especialidade tão gira, e eu... ali... sentada numa cadeira, a aprender, ou desaprender. Foi aí que cirurgia começou a perder um pouco do seu encanto.

Chegada a cirurgia no sexto ano, a coisa foi bem diferente. Mais prático do que isto, impossível. No primeiro dia fomos logo avisados que seriamos tratados tal como internos. Não havia cá diferenças entre os alunos do sexto, e os internos do comum. As funções eram as mesmas, apesar de uns já serem médicos, e os outros ainda não. E assim começou a aventura. Horários longos, doentes chatos, pedidos de exames que não compreendia, o estudo do Harrison's cada vez a atrasar mais, as visitas em que é necessário apontar tudinho direitinho, para saber o que fazer a qual doente, e quando, e como, e.... enfim, grandes confusões. Apesar do bom tutor, e da equipa ser toda muito simpática, houve ali qualquer coisa que não batia muito bem. Algo aconteceu entre o 4º ano e o 6º, e cirurgia perdeu todos os encantos. Deixou de ser o "WOW! Fantástico! Lindo! Incrível!", e passou a ser apenas o "Eh... é giro... Mas há coisas melhores". Serão so conceitos teóricos esquecidos que fazem com que a prática tenha menos lógica? Ou a falta de contacto com os colegas, sentindo-me sempre como a "ovelhita negra" que não sabia este ou aquele pormenor, no meio de tantos médicos já formados, que, curiosamente, sabiam o dito cujo pormenor? Ou o hospital em si, cuja enfermaria corrida não ajuda muito? Não sei muito bem... sei que houve algo que se perdeu.

No entanto, a cirurgia de hoje devolveu-me o gosto. Chego a casa, e apetece-me abrir o Netter, relembrar a anatomia, abrir o Sabiston e compreender o procedimento, abrir o Harrisons e decifrar toda a patologia associada, todos os sintomas. Apetece-me saber isto, entender isto, e ir mais além. Estar mais dentro do assunto para a próxima, saber os pormenores.

O que houve de tão especial nesta cirurgia, que me ocupou a tarde inteira prolongando-se para o início da noite? Não sei bem. Mas o que quer que tenha sido, ainda bem que aconteceu. Estava a precisar deste ânimo cirurgico! :)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

Sandra said...

foi graças a ti que pude confrontar-me com o mundo cirurgico antes do tempo

que vi coisas que pensava nao aguentar ver

que quase desmaiei ao ver tt corte

que ganhei gosto aos bancos de cirurgia

e que pude aprender a dar pontitos

:)

Benditos os encantos cirurgicos ;)