C'est vrai! Decidi-me a aprender a falar francês decentemente. Não este arranhar um pouco da gramática, dar um toque francês ao vocabulário português, carregar nos R's, e dizer que me vou desenrascando. Estou farta disso. Quero aprender a falar francês.
Como?
Da mesma maneira que aprendi a falar inglês -> obrigando-me:
1) Interagindo em francês (se bem que esta ainda está numa fase muito inicial, em que a consciência do sotaque horrível me impede de pronunciar mais que duas palavras juntas, e chamo àquilo uma frase). Mas já começo, aqui e ali, a falar um bocadinho (MUITO pouco) com gente que até percebe do assunto, ao contrário de mim, e que, pacientemente, lá me vão dando umas lições.
2) Ouvindo francês (e viva o youtube... se bem que não vou muito além do "tous le garçons et les filles de mon age", admito!)
e finalmente
3) Ler em francês.
A última é o que tenho feito mais. Até agora, a lista de livros lidos em francês é pequenina - li apenas o principezinho. Mas fiquei feliz, não só porque a história é linda, mas também porque consegui perceber (quase) tudo! Étoiles, Rénards, Baobabs, serpents, volcans en activité... tudo isto em apenas uma semana! Fantástico.
E, para comemorar, hoje a frase que deixo no blog é em francês também. Retirada desse grande livro Le Petit Prince.
"On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux."
Au Revoir! :)
Hora da sesta
10 years ago
2 comments:
pois...a motivação agora é outra ;)
força nisso :)
cheira-me a isto:
http://www.youtube.com/watch?v=AZFyPSWP0zU
inté
Post a Comment