Powered by Blogger.
RSS

Desatino

"Há dias de manhã que uma gaja à tarde descobre que não devia ter saído à noite..."

Já o disse uma vez, mas repito-o.

Não gosto de medicina interna - é um facto. Não é que desgoste, é simplesmente que não seja algo que me faça vibrar. Os gemidos e as lamúrias das enfermarias, com aquele cheiro a urina no ar, as mortes diárias, os casos em que já não há mais nada a fazer, os doentes a serem tratados "à pressa" para se dar a alta rapidamente, apenas para ter mais uma vaga... Não, medicina interna não é para mim. Mas quando começa a haver surpresa atrás de surpresa (não propriamente agradáveis....), o gosto pela medicina interna esvai-se ainda mais, e aquela sensação de acordar todas as manhãs contrariada torna-se mais forte. Que coisa... com tantas belas maneiras de acabar um curso, logo havia de ser esta a reservada para mim.

Segunda feira. Vou trabalhar. Acordo às 7:00 (depois de um Domingo estafante, penso em faltar... mas a maldita consciência lembra-me que faltar é feio....), vou trabalhar. Saio do hospital às 15:30, mais coisa ou menos. Chego a casa às 16:40, apenas para voltar a sair às 19:30 - afinal, segunda feira é dia de banco. Mas (!), penso eu feliz e contente, amanhã é folga. Aliás, Domingo não se estuda e vai-se ver família porque afinal, vai haver uma folga (saída de banco) durante a semana para compensar o estudo. Certo? Talvez não... porque, por qualquer razão que me transcende, decide-se discutir os doentes mais cedo. à 00:00, por qualquer razão. Por qualquer razão estranha também, às 00:40 mandam-me para casa. "Estás dispensada", diz o tutor... às 00:41, olha para traz e com um sorriso "e olha, amanhã vais à enfermaria ajudar a Inês".

"Mas... amanhã é saída de banco....!" digo eu, algures entre a incredulidade e o tentar perceber se estão a gozar comigo, ou se falam mesmo a sério...
"Vá lá... precisas de estudar, é?" ( ironia -> Naaaah, acha?! Eu?! Claro que não, sou tão inteligente que eu já nem pego mais no Harry até ao exame... é o que eu penso neste ponto. Por alguma razão, a única coisa que sai acaba por ser um "sim" meio amedrontado...)
"Seria simpático se fosses amanhã! Ela está lá sozinha", continua ele, ainda a sorrir. (Pois, e quando fui eu, reles aluna do 6º ano, a ficar sozinha na enfermaria?! Mais do que uma vez, já?! .... Nóia)... Porque é que será que eles dizem estas coisas a sorrir, quando têm consciência que nós estamos a sofrer por dentro? Mistérios da medicina....

E pronto. Percebi porque estava a sair tão cedo. Percebi aquela semi-correria (paço normal, em vez do paço de caracol habitual) a ver os doentes do SO. Percebi a boa disposição do tutor. E percebi que o meu plano de estudo ía falhar. Percebi também que seria difícil acordar amanhã, e dói-me só de pensar que quarta é para estar cedérrimo no Chico.... Eu devia repôr o sono algures... Pensava eu que ía ser amanhã, mas pelos vistos terei de esperar por Sábado. Que ainda vem longe.

A sério... eu não gosto de medicina interna.

E acho que vou dormir... Ou tentar. Que chegar a casa chateada tira o sono e faz com que acordar amanhã seja ainda mais penoso... mas há que tentar.

Boas noites!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: